Não há dúvidas que o sonho da maioria dos brasileiros é a casa própria, por esse motivo, a dica de hoje é trazendo alguns pontos importantes para o planejamento dessa aquisição.
O primeiro ponto a ser planejado é o custo. Se sua compra for à vista, além do valor do imóvel, os custos, em regra, são: ITBI, custos com a lavratura da escritura pública e com o registro no RGI (Registro Geral de Imóveis) competente. Já se a compra for por financiamento bancário, além do valor do imóvel, em regra, terá os custos com o ITBI, com a engenharia de avaliação imobiliária, custos com o contrato de particular de compra e venda com alienação fiduciária e o registro do imóvel no RGI competente.
O segundo ponto a ser planejado é a localização do imóvel, observe a movimentação do local, como é durante o dia, a noite, veja se há barulho, o comércio, se há facilidade no transporte, etc.
O terceiro ponto é a visitação do imóvel. Fique atento aos detalhes como, por exemplo, se há infiltrações, condições da parte elétrica e hidráulica, cupim, ventilação, se recebe iluminação solar na parte da manhã ou da tarde (no verão isso faz toda diferença, e se não recebe nenhuma iluminação solar, dependendo da ventilação o imóvel pode ser um problema para pessoas alérgicas), assim, dependendo das melhorias que necessitar, pode esse pode entrar como ponto fundamental na negociação do preço do imóvel.
E, por fim, não deixe de avaliar a situação jurídica do imóvel e se o vendedor possui dívidas ou processos judiciais.
Comprar imóveis requer mais atenção do que se imagina, e na falta de experiência, o sonho da casa própria pode se transformar num pesadelo, por isso é de suma importância uma boa assessoria nessa aquisição.
Por Priscila Jesus Beserra, 19 de maio de 2022.
Possui alguma dúvida sobre contrato imobiliário?
Deixe sua mensagem no fale conosco e fale com um especialista.